Oportunidade

SINE promoveu nesta quarta-feira a Ação Jovem

Evento buscou apresentar os jovens ao mercado de trabalho e tirar suas dúvidas sobre o primeiro emprego

Jô Folha -

Aconteceu nesta quarta-feira (15) em Pelotas o Dia da Ação Jovem, evento promovido pela FGTAS/Sine para apresentar o mercado de trabalho ao público jovem e os serviços realizados pela instituição. A ação teve início às 13h, na Agência do Sine, e possibilitou ao jovem estudante uma orientação sobre o primeiro emprego e como fazer um cadastro no Sistema de Intermediação de Mão de Obra e obter a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

O coordenador da agência Pelotas, Glauber Burkle, esperava que aproximadamente 100 pessoas comparecessem. Ele explicou que eles divulgam oportunidades de estágio para estudantes, mas há uma carência de vagas para Jovem Aprendiz. Por isso, a FGTAS/Sine promove ações nesse sentido para orientar o público jovem sobre o ingresso no mercado de trabalho e seu funcionamento, além de mostrar quais documentos são necessários para a confeção da Carteira de Trabalho.

O Dia da Ação Jovem aconteceu em todas as cidades do Estado que possuem agências da FGTAS/Sine. De acordo com Maicon Machado, coordenador regional, o objetivo do evento é passar para os jovens a mensagem de que é necessário ter qualificação. As oportunidades são poucas para quem não possui experiência. Por isso, os coordenadores aconselham o público jovem a se preparar e se qualificar, através de estágios e cursos.

É importante destacar que o Sine não emprega, mas sim pré-seleciona e encaminha os candidatos às empresas. Geralmente, são selecionadas de cinco a seis pessoas para cada vaga. Glauber incentivou toda a população a procurar a agência em busca de informações e de emprego. "Que usem o Sine", disse.

Sine Pelotas
A agência do Sine se localiza na rua General Osório esquina Lobo da Costa e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h. Diariamente, de 150 e 200 pessoas que buscam por informações gerais e vagas de emprego são atendidas.

O agendamento da solicitação da Carteira de Trabalho pode ser realizada pelo site (http://www.fgtas.rs.gov.br/), sendo possível escolher a data e a hora. No dia, é necessário levar a Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou de Casamento e comprovante de residência com o CEP da rua. Além disso, o seguro-desemprego pode ser agendado também.

A página do Facebook da FGTAS/Sine está suspensa devido ao período eleitoral. Uma portaria publicada pelo Governo do Estado, em julho, regula e coordena as políticas de comunicação em cumprimento às exigências eleitorais referentes ao pleito de 2018. Então, por ser uma fundação do Estado, as postagens em redes sociais e sites de programas específicos estão suspensas até o final do período eleitoral.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Comemorações e homenagens no Espírita Anterior

Comemorações e homenagens no Espírita

Concurso da Guarda chega à etapa de exame psicológico Próximo

Concurso da Guarda chega à etapa de exame psicológico

Deixe seu comentário